S.B.C.C. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Império da Zona Norte |
|
Fundação: 20/03/1975 | |
Cores: Amarelo e Branco | |
Títulos:
![]() |
Fundada em 20 de março de 1975, a Império da Zona Norte nasceu da união de ex-integrantes da Real e dos Gondoleiros. Um ano depois nascer, em 1976 no 2º Grupo, vence o seu primeiro carnaval. A escola escreveu páginas de importante significado para a história do Carnaval de Porto Alegre. Na década de oitenta, a Escola foi responsável pelos primeiros capítulos do Carnaval-espetáculo que viria a se afirmar nos anos noventa. Tendo como símbolo dois leões e uma coroa real (sua Escola de Samba madrinha é Imperadores do Samba), a Império da Zona Norte adotou as cores amarelo, prata e branco.
Pioneira da fase moderna do Carnaval de Porto Alegre, a Escola atravessou, nos últimos anos, períodos de profunda crise e conflitos internos que a afastaram dos campeonatos e ocasionaram, inclusive, seu rebaixamento. Enquanto no início da década a quadra da avenida Sertório, 1021 (a primeira quadra coberta de Porto Alegre), abrigava multidões em eventos bem sucedidos, do meio para o fim do período ocorreu um esvaziamento que repercutiu nas apresentações da Império. Conforme informações de fundadores e antigos dirigentes, dignos de toda a credibilidade, a má administração financeira e gerencial foi a causa maior dos maus resultados.
Para o Carnaval de 1999, quase nada restava do patrimônio da Império, nem mesmo instrumentos da bateria, que a Escola sempre possuiu em grande número. As bases de ferro para os carros alegóricos estavam sucateadas. A quadra bem construída, que serviu de palco a grandes eventos carnavalescos, encontrava-se abandonada e vazia. A Escola, pressionada por credores, dificilmente poderia reerguer-se. O apoio possível foi oferecido pela AECPARS e alguns ex-dirigentes procuraram recompor a situação através da realização de projetos e eventos. Dentre estes, é obrigatório o registro do nome de Antônio Ademir de Moraes, o conhecido "Urso", apaixonado pela Escola e líder no esforço por seu reerguimento. O povo do Carnaval que esperava a plena recuperação da Império da Zona Norte e seu vitorioso retorno à competição carnavalesca, para a qual contribuiu com tanto brilho, teve uma grata surpresa em 1999. A Império realizou um dos melhores desfiles dos últimos anos em sua história. Patrimônio da cultura de Porto Alegre, a Escola parece ter encontrado o caminho que já trilhou, encantando aqueles que amam o Carnaval.
Os fundadores foram Pedro Guilherme Lopes, Waldir Alves, Oscar Alves, Heitor Lopes, Carlos Alberto, Gildo Lopes, e Ana Regina Lopes.
Carnavais